MINHA CONTA

Endereço de e-mail

Senha

Imagem 1
Imagem 2

Joias de Prata 925 e 950

Pingentes de Prata 925 e 950

Pingente de Prata 925 com Calcedônia Acqua Natural

Pingente de Prata 925 com Calcedônia Acqua Natural

(000839)

Marca:  Preciosa  | 

Modelo:  Jóia de Prata 925 com Gema Natural

Belíssimo Pingente de Prata 925 com Calcedônia Acqua Natural

mais informações

Pingente de Prata 925 com Calcedônia Acqua Natural

(000839)

Marca:  Preciosa  | 

Modelo:  Jóia de Prata 925 com Gema Natural

Belíssimo Pingente de Prata 925 com Calcedônia Acqua Natural

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

Produto temporariamente indisponível

Descrição do Produto

DESCRIÇÃO:

Pingente de Prata 925 com Calcedônia Acqua Natural

Nome da(s) Pedra(s): Calcedônia Acqua
Cor da(s) Pedra(s): Azul Piscina
Lapidação: Facetada
Dimensão da Pedra: 26 x 20 mm
Dimensão da(s) Pedra(s): 4mm
Peso: 8,8g
Dimensão do Pingente: 60 x 20 mm

Calcedônia

Nome: CALCEDÔNIA
Fórmula química: SiO2
Sistema Cristalino: Trigonal
Dureza: 7
Densidade: 2,65
Clivagem: Inexistente
Fratura: Concóide
Cor: Variável
Cor do traço: Branca
Brilho: Ceroso
Fluorescência: Ausente

Calcedônia é uma das variedades criptocristalinas do mineral quartzo, tendo um brilho graxo. Pode ser semitransparente ou translúcida e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, às vezes quase preta.
Outras tonalidades recebem nomes específicos. A calcedónia vermelha é conhecida como cornalina ou sárdio; a variedade verde colorida por óxido de níquel é chamada crisoprásio. Prásio tem cor verde-alho. Plasma é uma calcedónia de cor clara a verde-esmeralda que é encontrada às vezes com pequenos pontos de jaspe assemelhando-se a gotas de sangue; foi chamada de pedra-de-sangue ou heliotrópio.
A calcedónia é um dos poucos minerais que é encontrado em geodos.
O termo calcedónia é derivado do nome em grego da antiga cidade de Calcedónio (Chalkedon), na Ásia Menor, no que é hoje a parte oriental da cidade turca de Istambul.
Variedade criptocristalina de quartzo, podendo conter minúsculos cristais de quartzo com poros submicroscópicos; translúcida e frequentemente de belas colorações; todas as variedades têm aplicações em joalheria e em objetos de adorno. As calcedônias e ágatas comuns prestam-se para bolas de moinhos de preparação de pastas cerâmicas e para a confecção de equipamentos de laboratórios. A denominação "stricto sensu", refere-se a variedade comum, cinza-azulada.
Quando pedras translúcidas ou semitransparentes recebe o nome de JASPE, entre elas as variedades de calcedônia de tons claros (sin.: jasperita). Calcedônia opaca, de cor vermelha, marrom ou amarela, às vezes em listas devidas a inclusões de hematita, de fratura irregular e concóide; apresenta-se em massas e tem emprego em joalheria e na confecção de objetos de adorno e carimbos. As principais denominações que aparecem são: jaspe-listado, jaspe-porcelana, jaspe basáltico, plasma (verde-escuro), heliotrópio (plasma com manchas de cor vermelha-de-sague) e; pedra córnea (opaca, de coloração impura e fratura e brilho com aspecto de chifre).
Usos: É usada principalmente na fabricação de louças, artefatos de cutelaria, corta-papéis e artesanatos em geral. Algumas variedades são tão belas que chegam a ser consideradas pedras semipreciosas, sendo usadas como jóias e peças de ornamentação.
Ocorrência: A calcedônia forma-se nas cavidades de inúmeras espécies de rochas, especialmente nas lavas vulcânicas. A maior parte das ocorrências desenvolveu-se a partir de soluções ricas em sílica que se solidificaram a baixas temperaturas. A calcedônia também pode ser imitada a partir de sílica ou de substancias orgânicas como madeira, osso, conchas ou corais. Quando a opala perde os cristais de água que normalmente se ligam a ela, converte-se em calcedônia. Por isso, os cientistas dizem que a calcedônia é um produto da desidratação da opala.
No Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No Mundo: Uruguai, Turquia, Estados Unidos, Inglaterra, França e Dinamarca.

PRODUTOS RELACIONADOS

Produtos Relacionados

Comentários

DÚVIDAS? CLIQUE AQUI!